Cuidar do clima organizacional nas empresas é uma importante estratégia que contribui para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, para o alcance de bons resultados.
Por isso, decidimos abordar este tema e trazer as principais informações sobre o assunto para você. Ao ler este artigo, você entenderá o que é clima organizacional, por que ele afeta o desempenho da equipe e da empresa e como pesquisas podem ajudar.
Então, vamos ao que interessa? Boa leitura!
O que é clima organizacional?
O conceito clima organizacional já vem sendo discutido há algum tempo, visto que a qualidade de vida no trabalho é uma preocupação também relacionada aos resultados que uma equipe saudável e satisfeita consegue atingir.
Esse conceito não deve ser confundido com o de cultura organizacional, que tem a ver com a identidade, valores e forma de atuação do negócio. O clima organizacional, por sua vez, tem a ver com a satisfação no dia a dia de trabalho — ele nada mais é que o clima interno da empresa e está diretamente relacionado:
– à qualidade do ambiente de trabalho;
– àquilo que os colaboradores esperam da empresa;
– à motivação e controle da produtividade;
– ao índice de rotatividade de funcionários;
– ao relacionamento entre colaboradores.
Os tópicos mencionados acima são apenas alguns exemplos que influenciam a qualidade do clima em uma base diária. Geralmente, esses fatores variam de empresa para empresa.
Por que a qualidade do clima organizacional afeta o desempenho da equipe e do negócio?
O clima organizacional pode ser entendido como a realidade percebida pelos trabalhadores no ambiente empresarial e o modo que ela influencia a saúde mental, física e emocional deles no dia a dia.
Em outras palavras, se o clima for bom haverá confiança, respeito, comprometimento, motivação e engajamento, que levarão os colaboradores a contribuírem para o êxito da empresa — daí sua importância no âmbito corporativo.
Por outro lado, se o clima organizacional for ruim, os resultados são:
– aumento do índice de rotatividade e perda de talentos;
– baixa produtividade;
– atrasos constantes;
– insatisfação;
– deterioração da saúde dos funcionários.
Por isso, mesmo em empresas de pequeno ou médio porte, é necessário contar com estratégias de gestão de processos adequadas para garantir a satisfação e nível de pertencimento que a atmosfera ideal desperta nos colaboradores.